Como os pais podem lidar com as frustrações dos filhos.

19:31

Frustração é "estado de um indivíduo quando impedido por outrem ou por si mesmo de atingir a satisfação de uma exigência pulsional". Dicionário Online de Português
 Frustração nada mais é do que a insatisfação diante de uma expectativa não realizada. Ela desencadeia sentimentos e comportamentos negativos tais como: raiva, tristeza, revolta, injúria, paralisação, agressividade . No entanto, a frustração pode ser também positiva e saudável, a medida que diante dela podemosencontrar novos recursos para superá-la.   

No universo infantil, ela pode se manifestar com o choro do recém nascido quando sente fome ou está sujo. Já nos mais crescidos, com as famigeradas birras e choros, seja por não ganhar aquele brinquedo da vitrine ou perder para o amiguinho na brincadeira.

 E é nesse momento que algumas atitudes podem ser tomadas:

ATITUDE A) Explicar à criança o por que aquilo não pode ser realizado. 
ATITUDE B) Atender o pedido da criança. 
Na primeira atitude, falamos da educação através de uma comunicação clara, delimitação de limites, coesão entre a decisão pelos cuidadores. 

Na segunda atitude, o cuidador cede ao desejo da criança pela dificuldade em vê-la "sofrer" por não obter o que quer ou até mesmo porque aquela birra ou choro incomoda. 

Percebo que os filhos são para os pais uma extensão de si. Há muita expectativa de que o filho "dê certo", seja feliz, tenha sempre o melhor. Afinal, quando o filho chega é comum que muitos pais queiram lhe oferecer o que eles podem não ter tido ou até mesmo, oferecer uma vida sem frustrações.

Dar tudo o que uma criança quer comunica: "POSSO TUDO O QUE EU QUISER". E é comum que seja fruto deste modelo de educação o imediatismo, a baixa resistência a frustração, a falta de recursos internos para lidar com situações. 

Você deve ter uma história de superação, em que aquela coisa que você tanto queria não dava certo e com determinação a superou. Pegue a história de grandes personalidades do mundo que você admira, com certeza suas biografias estão recheadas de superação diante às frustrações.

Resistência a frustração e resiliência são processos que nos fazem superar situações difíceis e amadurecer emocionalmente. No começo pode ser difícil para os pais terem que lidar com a birra/frustração da criança, mas isso é essencial e pode mudar muito a forma com que o filho faz escolhas no futuro.

E como os pais podem proceder diante a uma birra?


Quero enfatizar a importância da comunicação clara entre pais e filhos. Um "não","por que não" como resposta deixa a criança confusa do motivo de não realizar aquilo que ela quer. Quando ela toma conhecimento das consequências que aquilo acarreta, mostra-se a ela o limite e favorece a confiança entre ambos. A baixo coloquei alguns exemplos de como se comunicar melhor com o filho diante de uma situação de birra:
– Filho! Não pode puxar a orelha do titiu! Não pode!  Que tal tentar assim?: – Filho! puxar faz dodoi no titiu! Faz carinho nele assim...
–Filho, já chega de brincadeira por hoje! Chega, não pode mais.  Que tal tentar assim?:– Filho eu sei que você quer muito continuar brincado, mas já está na hora de ir para casa, nós vamos tomar um banho bem quentinho e dormir. Cada coisa tem sua hora, lembra?! A hora de brincar já acabou por hoje, está chegando a hora de dormir. Você terá muitos outros dias para brincar.  
Aos poucos é comum ver crianças até ensinando outras sobre esses esclarecimentos dos pais. Faça esse teste e me conte sua experiência! 😉



Gisele de Souza Santos

Cofundadora 

Psicóloga formada pela PUC GO com sub-ênfase em Psicologia Social. Possui experiência em mediação sistêmica. Coordenou grupo de estudos em desenvolvimento infantil. Bolsista CNPq. Formação em Break Trough System pela International Body Talk Association. Formação em Filosofia pela FGV Online. Colaboradora na construção de material teórico didático "provas piagetianas". Co-fundadora da Tau Psicologia. Proprietária da Imagem 7 Agência de Marketing.

Leia Também:

0 comentários

Conte-nos o que você achou desta postagem!