Você é proativo?

09:06


Se você acha que não é uma pessoa proativa, preste atenção nas 10 dicas a seguir:
  1. Olhe suas responsabilidades e pergunte a si mesmo: Quais tarefas são regulares? Quais vêm em grande quantidade? Quais precisam de atenção assim que chegam?
  2. Faça uma análise de como executar as tarefas com mais eficiência. Crie um plano (ou rotina) para realizar a tarefa; distribua as atribuições, recrutando e instruindo outras pessoas para tarefas grandes ou urgentes; procure passos que possam ser eliminados ou reduzidos; colete todas as informações necessárias antes de iniciar o projeto.
  3. Antecipe os problemas e desenvolva soluções alternativas.
  4. Busque resolver os problemas, ao invés de deixá-los no projeto.
  5. Adiante o que é menos urgente e tarefas diárias.
  6. Saiba definir o que é prioritário.
  7. Elimine o que for desnecessário. Algumas coisas não precisam ser feitas ou não precisam ser feitas por você. Saiba delegar responsabilidades e não desperdice seu tempo em coisas que não são necessárias.
  8. Avalie o que realmente funciona e o que não funciona enquanto executa um processo ou procedimento.
  9. Tente antecipar as necessidades e o que você vai precisar saber realizando um planejamento do projeto.
  10. Pense de maneira criativa. Faça anotações, armazene ideias, coloque as ideias em ação, observe e absorva tudo o que acontece a sua volta, ao conversar com outra pessoa faça com que ela se sinta importante.
A proatividade é um exercício e uma habilidade que, além de modificar o modo como o profissional é visto dentro do ambiente de trabalho, ainda pode trazer benefícios na vida pessoal. O proativo toma responsabilidade pela sua vida e toma decisões baseando-se nos seus valores, desligando-se dos valores do ambiente a sua volta e da forma como foi criado.

Leia Também:

0 comentários

Conte-nos o que você achou desta postagem!