Conhecendo a neuropsicologia

15:35



A neuropsicologia é uma dentre várias áreas da psicologia, ela tem como objetivo específico à investigação da função de sistemas cerebrais individuais e esta investigação é realizada por meio de atividades intelectuais complexas.
Compreender a participação do cérebro por completo, e evidenciar que este possui áreas que se relacionam entre si, tornando-se uma dependente da outra também faz parte da neuropsicologia.

Para realizar esta investigação, o método utilizado é a avaliação neuropsicológica que se concentra em analisar o funcionamento cerebral por meio do estudo dos comportamentos utilizando diversas ferramentas. Inicialmente, a avaliação neuropsicológica tinha o objetivo detectar lesões cerebrais. Atualmente, sua função principal é a investigação das funções corticais superiores, como por exemplo, a atenção, a memória, a linguagem e as funções executivas.

Esta avaliação se baseia em várias fontes de dados, como entrevista com o paciente, com pessoas que o conheçam desde antes do início do quadro e/ou queixas, pela observação contínua dos processos cognitivos, do comportamento e do desempenho em tarefas clínicas, aplicação de testes, escalas e inventários. Além dos instrumentos citados, para a realização do relatório de avaliação neuropsicológica, é preciso o envolvimento de outros profissionais além do psicólogo, como por exemplo, um médico ou fonoaudiólogo.


Rayanne Sousa

Psicóloga

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, com sub-ênfase em Avaliação Neuropsicológica Infantil. Possui experiência com aplicação e correção de testespsicológicos, elaboração de laudos e relatórios. Apresentou no XVI Encontro de Produção Científica da PUC trabalhos com os temas: Teste de Habilidades e Conhecimento Pré Alfabetização e Avaliação Neuropsicológica na Prática Clínica: Casos de Dificuldades Escolares e Autismo. Participou do 1º Encontro Goiano de Autismo e II Simpósio de Neurociência da Alfa. Atua na área de Recursos Humanos em Indústria de grande porte.


Leia Também:

0 comentários

Conte-nos o que você achou desta postagem!