Avaliação psicológica: traçando perfis para o mercado de trabalho e vida pessoal

15:43

É característica do profissional de psicologia a preocupação com o bem-estar de todas as pessoas que estejam sob sua responsabilidade, independente do meio em que esteja atuando. Com as situações advindas da contemporaneidade, as pessoas têm buscado na psicologia respostas para dúvidas e ajuda para resolução de diversos problemas, seja no ambiente familiar, profissional, pessoal, etc.
Em consequência disso, o profissional da psicologia precisa cada vez mais munir-se de conhecimentos técnicos e práticos para atender às necessidades da sociedade, não deixando de lado os princípios da qualidade técnica e do rigor ético. Entre os diversos procedimentos que esse profissional exerce, a Avaliação Psicológica é de extrema importância para traçar perfis e conhecer os diversos processos psicológicos que compõem um indivíduo, sendo essa uma atividade que está atribuída exclusivamente a um psicólogo.
De acordo com a mestre em Psicologia, Poliana Landin, a especialização do psicólogo na Avaliação Psicológica é fundamental para que ele tenha capacidade de ampliar suas áreas de atuação. “A técnica da Avaliação Psicológica é restrita a psicólogos e possibilita o profissional a realizá-la em qualquer contexto ou área de trabalho que ele estiver. Ele consegue, através da especialização, realizar essa avaliação de uma maneira mais qualificada, mais consciente, pautada nos princípios éticos que são estabelecidos pelo Conselho Federal de Psicologia”, pontua.

Avaliação Psicológica nas Organizações

Escolher o perfil certo de um profissional para compor a equipe da empresa é muito importante quando se visa um bom desempenho nas tarefas desempenhadas e facilidade no andamento dos trabalhos. A Avaliação Psicológica é uma das ferramentas mais importantes de se utilizar, nesse momento, para realizar a seleção pessoal. É a partir dela que se descobre se o indivíduo atende ou não os requisitos para o cargo que a organização oferece.
Ter um profissional com a capacidade de avaliar psicologicamente cada indivíduo dentro dos princípios propostos por essa ferramenta, é um enorme diferencial em todos os contextos.

Via: Diário de Goiás

Leia Também:

0 comentários

Conte-nos o que você achou desta postagem!