Brincar é coisa séria!

07:00




As crianças brincam desde que o mundo é mundo e adoram esse momento, mas já se perguntou qual a importância disso para o desenvolvimento infantil?
Será que brincam somente para gastar energia e dormir bem a noite? Brincam porque precisam de pessoas da mesma idade para interagir? Para se divertir, apenas?
Afinal, porque brincar é coisa séria?



A brincadeira é sim um momento para gastar energia, um momento de diversão, para encontrar coleguinhas da mesma idade, mas além disso o brincar se apresenta, principalmente, como um ensaio para a vida adulta.
É isso mesmo! Através das brincadeiras as crianças aprendem a negociar, criar regras, desenvolver a persuasão, aprendem a dividir, aprendem a se relacionar, a competir, cooperar, desenvolvem a atenção, a criatividade entre várias outras coisas que precisarão utilizar futuramente.
De uma forma bastante semelhante acontece no mundo animal, já parou para observar um filhotinho de cachorro brincando com outros cachorros? Eles brincam de morder! Ele está aprendendo algo que precisará utilizar no futuro, neste caso, morder para se defender.


O que as crianças têm vivido cada vez mais e mais cedo é o acesso a aparelhos eletrônicos e muitas das vezes trocam o brincar presencial pelo virtual. Quando isso se torna rotineiro o sinal amarelo dos pais precisa ascender e essa troca precisa ser repensada!
A brincadeira na vida real possibilita relações e experiências que a vida virtual não possibilita. Quando estão no presencial há o contato de várias formas com o mundo: sentem o cheiro, a textura, ouvem as histórias, entram em um processo de criação que permite o desenvolvimento da criatividade e aprendizagem.
A criança pode sim brincar e interagir com o mundo virtual, mas é importante que esse mundo seja uma pequena parcela, a menor parte do dia dos pequenos.

É importante ressaltar a importância dos pais como facilitadores de momentos de brincadeiras presenciais e da participação dos mesmo nas brincadeiras, como forma de se aproximar da criança e acompanhá-la em seu processo de desenvolvimento.
Winnicott (1975) já dizia que a brincadeira é universal e é própria da saúde: o brincar facilita o crescer, logo a saúde.
Por isso aproveite os momentos de brincadeira com seus pequenos para que, consequentemente possam desenvolver de forma saudável!

Boa brincadeira a todos!






Isabella Matias

Discente de Psicologia

Mineira e acadêmica do último ano de Psicologia no Centro Universitário Newton Paiva, Isabella Matias acredita que podemos ter adultos mais saudáveis emocionalmente no futuro se cuidarmos de nossas crianças e de suas relações. Acreditando nisso, aprofunda cada vez mais os estudos sobre o mundo infantil para que esse seja o seu público na clínica após formação. Interessada pela área educacional escreveu o artigo Psicólogo Escolar: Uma investigação sobre a atuação nos projetos político pedagógicos. 




Leia Também:

0 comentários

Conte-nos o que você achou desta postagem!