Crianças também sofrem com a ansiedade?

23:34



Provavelmente você já ouviu muitas pessoas dizendo que a ansiedade é o mal do século, não é mesmo? Comumente nos deparamos com a ansiedade em nosso dia-a-dia em situações distintas, como por exemplo quando temos várias atividades para fazer ou quando somos cobrados por algo.
A ansiedade é um estado emocional em que as pessoas ficam em estado de alerta. Diante de uma situação nova é comum entrarmos nesse estado de alerta, ficamos assim, por exemplo, quando vamos fazer algum tipo de avaliação ou prova.

Esse estado emocional é naturalmente vivenciado por todas as pessoas em situações específicas, mas deve ser um ponto de atenção quando se torna algo frequente, ou seja, quando ficam em estado de alerta o tempo todo!
Crianças também sofrem com a ansiedade?

A resposta é: sim!

A ansiedade infantil se dá muitas vezes por desarranjos familiares, cobranças excessivas, uso excessivo de tecnologias ou da competitividade estimulada em excesso pela sociedade. Quando a criança apresenta um quadro constante de ansiedade, inquietação, impulsividade é importante olhar para esse estado com um certo cuidado.
A ansiedade infantil pode influenciar negativamente na aprendizagem, concentração e relações sociais, podendo causar sintomas físicos como a insônia, falta de ar e enurese noturna.
A melhor maneira de ajudar seu filho é reconhecer a ansiedade, conversar com a criança buscando entender o que ela tem sentido e buscar o apoio de um psicólogo infantil para que, juntos, possam entender os causadores da ansiedade e as possíveis formas de reduzi-los.








Isabella Matias

Discente de Psicologia

Mineira e acadêmica do último ano de Psicologia no Centro Universitário Newton Paiva, Isabella Matias acredita que podemos ter adultos mais saudáveis emocionalmente no futuro se cuidarmos de nossas crianças e de suas relações. Acreditando nisso, aprofunda cada vez mais os estudos sobre o mundo infantil para que esse seja o seu público na clínica após formação. Interessada pela área educacional escreveu o artigo Psicólogo Escolar: Uma investigação sobre a atuação nos projetos político pedagógicos.  



Leia Também:

0 comentários

Conte-nos o que você achou desta postagem!