VIDA E OBRA DE PAVLOV

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        Ivan Petrovich Pavlov nasceu em Ryazan, na Rússia, em 14 de setembro de 1849.
Devido a um acidente que sofreu em sua infância, ele só pôde iniciar sua vida escolar aos 11 anos de idade.
Inspirado pelas idéias progressivas de críticos literários russos da década de 1860, principalmente por M. Sechenov, o precursor da fisiologia russa, ainda em desenvolvimento, Pavlov abandonou os seus estudos religiosos decidindo dedicar a sua vida à ciência. Em 1870 inscreveu-se na faculdade de Matemática e Física na Universidade de St. Petersburg.
        No entanto, Pavlov se envolveu com a fisiologia, área que se tornaria fundamental para o seu trabalho ao longo de toda a sua vida. Foi durante este período que produziu, em colaboração com outro colega, a sua dissertação sobre a fisiologia dos nervos pancreáticos. Este trabalho foi calorosamente recebido, tendo mesmo sido homenageado com uma medalha de ouro.
        Em 1875 Pavlov completou os seus estudos. No entanto, impelido pelo seu interesse na fisiologia, decidiu continuar a sua carreira acadêmica, entrando na Academia de Medicina que completou em 1879, recebendo, mais uma vez, uma condecoração. Após um difícil exame, Pavlov recebeu uma bolsa da Academia, sendo simultaneamente nomeado diretor do laboratório de fisiologia para prosseguir as suas investigações na clínica do famoso médico russo, S.P. Botkin.
        Em 1883 apresentou a sua tese de doutoramento sobre o tema "Os nervos centrífugos do coração". Em 1890 Pavlov foi convidado para organizar e dirigir o Departamento de Fisiologia no Instituto de Medicina Experimental. Durante a sua direção, que se prolongou por 45 anos (até ao fim da sua vida), este Instituto tornou-se um dos mais importantes centros de pesquisa de Fisiologia.
Em 1890, Pavlov foi nomeado Professor de Farmacologia na Academia Médica Militar, e 5 anos depois foi convidado a ocupar a cátedra de Fisiologia, que ocupou até 1925.
        Foi no Instituto de Medicina Experimental, durante os anos 1891-1900 que Pavlov desenvolveu a maior parte da sua investigação sobre a fisiologia da digestão, nomeadamente o método cirúrgico de experimentação com o uso de fístulas, que facilitam o funcionamento dos órgãos quando observados continuamente sobre condições relativamente normais.
        Esta descoberta abriu uma nova era no desenvolvimento da fisiologia, porque até então o método utilizado era a vivissecação, e o funcionamento do organismo não ultrapassava o processo de análise. Isto significava que o estudo do funcionamento de um órgão implicava o rompimento da normal inter-relação entre o orgão e o seu meio envolvente.
        Este método era inadequado para determinar como o funcionamento de um órgão era regulado assim como a descoberta das leis que comandam o organismo como um todo, sobre condições normais. Com este novo método de pesquisa, Pavlov abriu as portas para novos avanços teóricos e práticos no estudo da medicina.
        Mostrou com uma clareza surpreendente que o sistema nervoso tem uma influência determinante na regulação do processo digestivo, e esta descoberta é, de fato, a base da moderna fisiologia da digestão. Pavlov tornou públicos os resultados desta investigação, que foram de grande importância, em termos práticos, na medicina.
        As pesquisas de Pavlov na fisiologia da digestão foram determinantes para o aparecimento de uma ciência dos reflexos condicionados. No seu estudo sobre a regulação dos reflexos da atividade das glândulas digestivas, Pavlov deu especial atenção ao fenômeno de "secreção psíquica", que é causado pelo estímulo da comida a alguma distância do animal.
        Empregando o método - desenvolvido pelo seu colega D. D. Glinskii em 1895 - de fixar fístulas nos canais das glândulas salivares, foi possível a Pavlov desenvolver experimentações sobre a natureza destas glândulas. Estas experimentações levaram Pavlov a rejeitar a interpretação subjectiva da secreção salivar "psíquica"- e a hipótese de Sechenov que considera a actividade psíquica é um reflexo natural.
       Esta descoberta da função dos reflexos condicionados tornou possível estudar toda a atividade psíquica objetivamente, em vez de recorrer a métodos subjetivos. Tornava-se possível investigar através de métodos experimentais as mais complexas interrelações entre um organismo e todo o ambiente externo que o rodeia.
        Em 1903, durante o 14º Congresso Internacional Médico em Madrid, Pavlov leu um artigo seu sobre "A psicologia experimental e a psicopatologia dos animais". Neste artigo Pavlov definiu os reflexos condicionados como um fenômeno psicológico elementar, e que é, ao mesmo tempo, fisiológico.         Descrevia, em seguida, que um reflexo condicionado era uma pista para compreender o mecanismo das mais avançadas formas de reação nos animais e nos humanos no seu ambiente e um estudo objetivo da atividade psíquica.
        Pavlov é reconhecido pelo seu trabalho pioneiro no campo da fisiologia do coração, do sistema nervoso e do sistema digestivo. Ao estudar a fisiologia do sistema gastrointestinal, fez uma das grandes descobertas científicas da atualidade: o reflexo condicionado.
        Pavlov formulou a teoria do reflexo no início do século XX. Esta foi uma das primeiras abordagens realmente objetivas e científicas sobre a aprendizagem. Sua hipótese fundamental tem três aspectos indissociáveis:
  • a espécie animal responde aos estímulos do ambiente de forma incondicionada;
  • é possível condicionar a resposta a partir do emparelhamento de estímulos do ambiente com estímulos neutros, modificando o comportamento incondicionado;
  • os estímulos neutros passam a ser estímulos condicionados.
        As suas experiências mais conhecidas, começaram em 1889, demonstrando os reflexos condicionados e incondicionados em cães, e que influenciaram o desenvolvimento das teorias comportamentalistas da psicologia até às primeiras décadas do século 20.
        Esquematicamente, sua formulação decorre de uma experiência que realizou usando um cão, ao qual era oferecido comida (estímulo incondicionado) que provocava salivação (resposta); em seguida ofereceu-se a comida tocando ao mesmo tempo uma campainha e verificou-se que o cão também salivava. A última etapa da experiência foi tocar somente a campainha e mesmo sem mostrar a comida o cão salivou. Veja a seguir um esquema que representa a experiência:
  • estímulo incondicionado (ambiente)-> resposta (incondicionada)
  • estímulo ambiente + estímulo neutro -> resposta
  • estímulo condicionado -> resposta condicionada
        Desde o momento em que Pavlov estabelece a possível conexão entre estímulos ambientais neutros e atividade fisiológica, dá-se um passo decisivo no conhecimento das relações entre o organismo e o ambiente que o rodeia, relação que é psicológica em sua origem.
        As formulações de Pavlov influenciaram a psicologia norte-americana através da escola behaviorista. Skinner, posteriormente, vai caracterizar as formas de condicionamento pavlovianos- watsonianos como "respondentes" em contraposição à sua teoria dos condicionamentos operantes.
        O seu trabalho aplicado às glândulas digestivas mereceu o prêmio Nobel, em 1904, na categoria de medicina fisiológica. A sua obra prima foi: "Conditioned Reflexes", em 1926.
        Ainda nos primeiros passos das suas investigações, Pavlov recebeu reconhecimento mundial. Em 1901 foi eleito membro da Academia Russa de Ciência, em 1904 foi homenageado com o Prêmio Nobel e em 1912 recebeu o doutoramento honorário pela Universidade de Cambridge, entre outros.
        Finalmente, sobre a recomendação da Academia Médica de Paris, foi homenageado com a Ordem da Legião de Honra (1915). Depois da Revolução de Outubro, um decreto governamental especial assinado por Lenine a 24 de Janeiro de 1921, fazia notar “a importância dos serviços científicos do Acadêmico I. P. Pavlov, que eram de enorme importância para as classes trabalhadoras de todo o mundo”.
        O Partido Comunista e o Governo Soviético consideraram que Pavlov e os seus colaboradores deveriam ter inteira liberdade para desenvolver as suas pesquisas científicas. Como resultado, a União Soviética tornou-se um influente centro do estudo da psicologia. Pavlov fundou uma grande escola de médicos de onde saíram nomes importantes no mundo da investigação científica – que foi, aliás, o seu maior legado – e que continuaram a desenvolver as ideias do mestre.
        Em 1881, Pavlov casou com Sara Vasilievna Karchevskaya, uma professora. Teve 3 filhos e uma filha. Morreu em Leningrado a 27 de Fevereiro de 1936.

Referências:
Tovar, Sonia Maria & Rosa, Marilaine Bauer Santa. Psicologia da Aprendizagem. Rio de Janeiro: Edições Água-Forte. 1990.

Moreira, Marco Antonio. Teorias de Aprendizagem. S. Paulo: Editora Pedagógica e Universitária. 1999.

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